Estado de conservação

O estado de conservação em que se encontra uma moeda é de longe o factor mais importante na determinação do seu valor. Os principiantes ficam muitas vezes surpreendidos ao descobrirem que existe um enorme diferencial entre uma moeda com uma cunhagem impecável e uma outra similar em todos os aspectos, mas que evidencia as marcas da circulação. Mas é evidente que nunca poderemos fazer uma opção de só coleccionar moedas Soberbas . Nunca será demais salientar que o grau de conservação de uma moeda é determinado pela quantidade total de desgaste que possui .

O coleccionador principiante deve treinar-se a classificar as suas moedas segundo este principio , observando o desgaste global apresentado por cada moeda como um todo e não fixar unicamente por menores isolados .

“ NÃO HÁ MOEDAS QUE CHEGUEM PARA TODOS OS COLECCIONADORES “ pois no mundo há milhões de coleccionadores que fazem colecção de moedas de todo o mundo e há series que estão catalogadas nos mais prestigiados preçários com as seguintes notas: ÚNICA , RARA , ESTREMAMENTE RARA , DOIS EXEMPLARES CONHECIDOS , EXISTÊNCIA NÃO CONFIRMADA , ETC , ETC ...

São todas estas razões que me levam a actuar da seguinte maneira , tentar a todo o custo coleccionar moedas no melhor estado conservação possível ex.: MBC , BELA , SOBERBA , FLOR DE CUNHO
mas caso não arranje prefiro Ter um exemplar no estado de: BC , REGULAR , MAL CONSERVADA do que não Ter propriamente este exemplar, temos de Ter em conta que coleccionamos dinheiro que passou contas sem vezes pelas mãos , bolsos , gavetas , cofres ,.. tesouros em constante atrito com outras moedas o que origina o principal desgaste das mesmas.

Passo por isso a tentar explicar a classificação numismática dos vários graus de conservação das moedas:

PROFF: Moeda de cunhagem especial com fundo brilhante espelhado e relevos foscos

BRILHANTE NÃO CIRCULADA : ( BNC ) Moeda de cunhagem normal seleccionada pelo seu brilho

 

FLOR DE CUNHO: ( FDC ) Moeda absolutamente impecável , sem apresentar o mais pequeno vestígio de manchas , mossas ou qualquer desgaste.

SOBERBA: ( SOB ) Moeda que nunca circulou , mantendo o brilho ou baço provocados pela cunhagem , pode apresentar ligeiras marcas de abrasão por Ter estado em contacto com outras moedas durante o fabrico ou transporte.

BELA: Moeda que aparenta não Ter circulado . Ligeiros sinais de desgaste nas pontas mais altas do relevo da gravura , alguma oxidação ou patine uniforme.

 

MUITO BEM CONSERVADA: ( MBC ) Moeda pouco circulada . Superfícies mais elevadas da gravura com sinais de desgaste , pode apresentar pequenas mossas no rebordo.

 

BEM CONSERVADA: ( BC ) Moeda circulada . Relevo da gravura com consideráveis sinais de desgaste, mas com todos os pormenores bem visíveis , incluindo a legenda e data. Pode apresentar mossas e riscos.

REGULAR: ( REG ) Moeda com bastante desgaste no desenho legenda e data , apresentando porém visíveis as características principais de classificação.

 

MAL CONSERVADA: ( MC ) Moeda muitíssimo gasta , corroída legendas e data obliteradas o que as torna quase ilegíveis , sem que , contudo ,haja dúvidas na sua identificação
























Sem comentários:

Enviar um comentário