Índia Portuguesa
1/2 Rupia (Prata)
KM# 23; AG - IN.07.01
Autor:
Arnaldo L. Fragoso
Características:
Prata (Ag 916)
Dia. 25
mm; peso 6 g ; Bordo Serrilhado; Eixo Horizontal
Moedas
emitidas 100.000
=//=
Moçambique
10 Centavos (Cobre)
KM# 63; AG - MÇ.01.01
Autor:
Arnaldo L. Fragoso e M. Norte de Almeida
Características:
Cobre (Cu 960, Zn 40)
Dia. 22,5
mm; peso 4 g ; Bordo Liso; Eixo Horizontal
Moedas
emitidas 2.000.000
=//=
20 Centavos (Cobre)
KM# 64; AG - MÇ.04.01
Autor:
Arnaldo L. Fragoso e M. Norte de Almeida
Características:
Cobre (Cu 960, Zn 40)
Dia. 25
mm; peso 5 g ; Bordo Liso; Eixo Horizontal
Moedas
emitidas 2.000.000
=//=
50 Centavos (Cuproníquel)
KM# 65; AG - MÇ.09.01
Autor:
Arnaldo L. Fragoso e M. Norte de Almeida
Características:
Cuproníquel (Cu 800, Ni 200)
Dia. 22,8
mm; peso 4,5 g ; Bordo Liso; Eixo Horizontal
Moedas
emitidas 2.500.000
=//=
1 Escudo (Cuproníquel)
KM# 66; AG - MÇ.14.01
Autor:
Arnaldo L. Fragoso e M. Norte de Almeida
Características:
Cuproníquel (Cu 800, Ni 200)
Dia. 26,8
mm; peso 8 g ; Bordo Liso; Eixo Horizontal
Moedas
emitidas 2.000.000
=//=
10 Escudos (Prata)
KM# 67; AG - MÇ.25.01
Autor:
Arnaldo L. Fragoso e M. Norte de Almeida
Características:
Prata (Ag 835)
Dia.
30 mm; peso 12,5 g; Bordo Serrilhado; Eixo Horizontal
Moedas
emitidas 500.000
=//=
Primeiro Avião na Beira
Em 1936, foram lançadas para circulação as restantes moedas
nos valores de: 0$10 centavos e 0$20 centavos em cobre, 0$50 centavos e 1$00 em
cuproníquel e 10$00 em prata.
Numa altura em que aterrou o primeiro avião na Beira na manhã do dia 25 de Janeiro de 1936. Fazia parte de um conjunto de
pilotos portugueses (eram 8) que, como parte da imagem que o então regime queria
realçar do “Portugal pluricontinetal”, fizeram o que ficou conhecido como o
“Cruzeiro das Colónias”. Nesta viagem, saíram 8 aviões de Lisboa (aeródromo da
Amadora) no dia 14 de Dezembro de 1935 e chegaram a Lourenço Marques a 29 de
Janeiro de 1936. Já no regresso só saíram três dos oito aviões (o resto voltou
de barco, no Paquete Colonial), tendo estes chegado a Lisboa no dia 8 de Abril
de 1936.
Para facilitar um pouco as coisas à equipa de pilotos que
voou para Moçambique, Salazar fez aprovar um decreto, garantindo algum apoio
logístico, não fossem os mesmos "afogados" em detalhes
administrativos na sua passagem pelos então territórios sob administração
portuguesa.
Decreto de Salazar para apoio logístico dos pilotos
Imagem dos aviões que aterraram na Beira
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