28/08/2016

Moedas das Ex-Colónias Portuguesas emitidas em 1936

Índia Portuguesa  

1/2 Rupia (Prata)


KM# 23; AG - IN.07.01
Autor: Arnaldo L. Fragoso
Características: Prata (Ag 916)
Dia. 25 mm; peso 6 g ; Bordo Serrilhado; Eixo Horizontal
Moedas emitidas 100.000

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Moçambique

10 Centavos (Cobre)


KM# 63; AG - MÇ.01.01
Autor: Arnaldo L. Fragoso e M. Norte de Almeida
Características: Cobre (Cu 960, Zn 40)
Dia. 22,5 mm; peso 4 g ; Bordo Liso; Eixo Horizontal
Moedas emitidas 2.000.000

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20 Centavos (Cobre)


KM# 64; AG - MÇ.04.01
Autor: Arnaldo L. Fragoso e M. Norte de Almeida
Características: Cobre (Cu 960, Zn 40)
Dia. 25 mm; peso 5 g ; Bordo Liso; Eixo Horizontal
Moedas emitidas 2.000.000

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50 Centavos (Cuproníquel)


KM# 65; AG - MÇ.09.01
Autor: Arnaldo L. Fragoso e M. Norte de Almeida
Características: Cuproníquel (Cu 800, Ni 200)
Dia. 22,8 mm; peso 4,5 g ; Bordo Liso; Eixo Horizontal
Moedas emitidas 2.500.000

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1 Escudo (Cuproníquel)


KM# 66; AG - MÇ.14.01
Autor: Arnaldo L. Fragoso e M. Norte de Almeida
Características: Cuproníquel (Cu 800, Ni 200)
Dia. 26,8 mm; peso 8 g ; Bordo Liso; Eixo Horizontal
Moedas emitidas 2.000.000

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10 Escudos (Prata)



KM# 67; AG - MÇ.25.01
Autor: Arnaldo L. Fragoso e M. Norte de Almeida
Características: Prata (Ag 835)
Dia. 30 mm; peso 12,5 g; Bordo Serrilhado; Eixo Horizontal
Moedas emitidas 500.000

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Primeiro Avião na Beira


Em 1936, foram lançadas para circulação as restantes moedas nos valores de: 0$10 centavos e 0$20 centavos em cobre, 0$50 centavos e 1$00 em cuproníquel e 10$00 em prata.

Numa altura em que aterrou o primeiro avião na Beira na manhã do dia 25 de Janeiro de 1936. Fazia parte de um conjunto de pilotos portugueses (eram 8) que, como parte da imagem que o então regime queria realçar do “Portugal pluricontinetal”, fizeram o que ficou conhecido como o “Cruzeiro das Colónias”. Nesta viagem, saíram 8 aviões de Lisboa (aeródromo da Amadora) no dia 14 de Dezembro de 1935 e chegaram a Lourenço Marques a 29 de Janeiro de 1936. Já no regresso só saíram três dos oito aviões (o resto voltou de barco, no Paquete Colonial), tendo estes chegado a Lisboa no dia 8 de Abril de 1936.
Para facilitar um pouco as coisas à equipa de pilotos que voou para Moçambique, Salazar fez aprovar um decreto, garantindo algum apoio logístico, não fossem os mesmos "afogados" em detalhes administrativos na sua passagem pelos então territórios sob administração portuguesa.
 Decreto de Salazar para apoio logístico dos pilotos 

Imagem dos aviões que aterraram na Beira

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