29/12/2016

Moedas de Portugal emitidas no ano de 1950

X Centavos (Bronze)


KM# 583; AG - R.10.09
Autor: Marcelino Norte de Almeida.
Características: Bronze (Cu 950; Zn 30; Sn 20)
Dia. 17,5 mm; Peso 2 g; Bordo liso; Eixo horizontal
Moedas emitidas: 8.860.000

=//=

Portugal em 1950:



Em 1950 a população portuguesa cifra-se em cerca de 8 milhões e 440 mil pessoas.

Inauguração, em Lisboa, do Cinema S. Jorge, desenhado (em 1947) pelo arquiteto Fernando Silva.

O Governo indiano apresenta ao Governo português uma proposta de negociação para o Estado Português da Índia ser integrado na União Indiana. O Governo recusa, afirmando não ser possível considerar questões de soberania dos seus territórios.

Morre, na Penitenciária de Lisboa, Militão Ribeiro, dirigente comunista, Início do julgamento de Álvaro Cunhal e de outros dirigentes do PCP. São todos condenados a pesadas penas.
Aprovação dos estatutos da Fundação Nacional para a Alegria no Trabalho (FNAT)
Em 1949 / 50 o Benfica sagrou-se "Campeão" e foi representar Portugal na Taça Latina competição que reunia as 4 melhores equipas dos países do sul da Europa: Portugal, Espanha, França e Itália. Esta Taça foi a primeira competição internacional oficial de clubes, ideia que mais tarde viria a dar origem à Liga dos Campeões. Assim participaram, Atlético de Madrid, Girondins de Bordéus, Lázio de Roma e Benfica. A competição foi disputada no estádio Nacional no Jamor, Depois de afastar o Lázio, o Benfica foi defrontar a equipa de Bordéus. Após um empate a 3 bolas num primeiro jogo, o Benfica derrotou na finalíssima os franceses por 2 -1 após 145 minutos de jogo.


Benfica - vencedor da Taça Latina 1949/50.
Jogadores: Corona, Arséno, Julinho, Rogério e Rosário; Moreira, Felix, Fernandes, Contreiras, José da Costa, Jacinto e Bastos.

Sem comentários:

Enviar um comentário