10/01/2017

Moedas de Portugal emitidas no ano de 1951

X Centavos (Bronze)


KM# 583; AG - R.10.10
Autor: Marcelino Norte de Almeida.
Características: Bronze (Cu 950; Zn 30; Sn 20)
Dia. 17,5 mm; Peso 2 g; Bordo liso; Eixo horizontal
Moedas emitidas: 5.040.000

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XX Centavos (Bronze)


KM# 584; AG - R16.07
Autor: Marcelino Norte de Almeida.
Características: Bronze (Cu 950; Zn 30; Sn 20)
Dia. 20,5 mm; Peso 3 g; Bordo liso; Eixo horizontal
Moedas emitidas: 3.185.000

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50 Centavos (Alpaca)


KM# 577; AG - R.20.13
Autores: José Simões de Almeida e Alves Rego.
Características: Alpaca (Cu 610; Zn 200; Ni 190)
Dia. 22,8 mm; Peso 4,5 g; Bordo serrilhado; Eixo vertical
Moedas emitidas: 6.609.516

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1 Escudo (Alpaca)


KM# 578; AG - R.25.12
Autores: José Simões de Almeida e Alves Rego.
Características: Alpaca (Cu 610; Zn 200; Ni 190)
Dia. - 26,8 mm; Peso 8 g; Bordo serrilhado; Eixo vertical
Moedas emitidas: 2.500.000

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2$50 Escudos (Prata)


KM# 580; AG - R.30.12
Autor:  João da Silva
Características: Prata (Ag 650)
Dia. 20 mm; Peso 3,50 g; Bordo serrilhado; Eixo vertical
Moedas emitidas: 4.000.000

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5 Escudos (Prata)


KM# 581; AG - R.35.11
Autor:João da Silva
 Características: Prata (Ag 650)
Dia. 25 mm; Peso 7 g; Bordo serrilhado; Eixo vertical
Moedas emitidas: 965.836

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KM# é a referência para identificar as moedas no livro World Coins, vulgarmente conhecido por "Krause"
AG é a referência usada no catalogo de Alberto Gomes “Moedas Portuguesas”

Portugal em 1951:


No dia 21 de Janeiro de 1951, a barragem de Castelo de Bode foi inaugurada, com a presença de Oliveira Salazar, e o Presidente da República Marechal Carmona. A construção da maior central hidroelétrica do país da época, esteve sempre rodeada por uma grande euforia, o nome de Castelo de Bode surgiu, pelo que dizem, quando alguns engenheiros que estavam a realizar o estudo da bacia, se chegaram a uma pedra que tinha um castelo e uma cabeça de um bode desenhada, e começaram a pedir opiniões sobre a denominação da barragem, tendo ficado o que a pedra sugeriu.

Inauguração da Ponte Marechal Carmona, em Vila Franca de Xira, a travessia do rio Tejo na zona de Vila Franca de Xira até 1951, era feita por empresas que faziam a ligação de baroco a motor, não só entre as duas margens, na zona de Vila Franca de Xira, mas também até Lisboa,
Os barcos faziam a ligação a cada 15 minutos, o preço rondava os 50 centavos.

Faleceu exilada em França, Dona Maria Amélia Luísa Helena de Orleães, a última Rainha de Portugal. Durante a sua vida, D. Amélia perdeu todos os seus familiares diretos: defrontou-se com o assassinato do marido, o Rei Carlos I, e do filho mais velho, D. Luís Filipe (episódio conhecido como regicídio de 1908. O governo Português enviou a França o NPR Bartolomeu Dias para trazer o seu corpo para Portugal, foi no dia 26 de Novembro de 1951 que a urna da Rainha D. Amélia foi transportada a bordo no navio da armada Portuguesa. 

Rainha D. Amélia, ultima rainha de Portugal


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