X Centavos (Bronze)
KM# 583; AG - R.10.15
Autor:
Marcelino Norte de Almeida
Características:
Bronze (Cu 950, Zn 30 Sn 20)
Dia.
17,5 mm; peso 2 g ; Bordo Liso; Eixo Horizontal
Moedas
emitidas 10.000.000
=//=
XX Centavos (Bronze)
KM# 584; AG - R.16.11
Autor:
Marcelino Norte de Almeida
Características:
Bronze (Cu 950, Zn 30 Sn 20)
Dia.
20,5 mm; peso 3 g ; Bordo Liso; Eixo Horizontal
Moedas
emitidas 5.573.800
=//=
50 Centavos (Alpaca)
KM# 577; AG - R.20.16
Autor:
Simões de Almeida
Características:
Alpaca (Cu 610 Zn 200 Ni 190)
Dia.
22,8 mm; peso 4,5 g ; Bordo Liso; Eixo Horizontal
Moedas
emitidas 3.056.700
=//=
10 Escudos (Prata)
KM# 589; AG- R.44.02
Autor:
João da Silva
Características:
Prata (Ag 680)
Dia.
30 mm; peso 12,5 g ; Bordo Serrilhado; Eixo Horizontal
Moedas
emitidas 4.055.650
=//=
Portugal em 1955:
Vaga de prisões levadas a cabo pela PIDE. Cerca de uma centena de detenções entre estudantes, especialmente no Porto e no Norte do país.
Morre Calouste Gulbenkian, sendo criada, um ano depois, a Fundação Calouste Gulbenkian
Em Matosinhos, Aturada, Figueira da Foz, Setúbal, Lagos e Olhão realizam-se greves de pescadores.
Admissão de Portugal na ONU: Portugal apresentou a sua candidatura a membro de pleno
direito da Organização das Nações Unidas (ONU) em 1946, tendo sido logo
recusado devido ao veto da União Soviética. Em 1955, com um
volte-face na posição “russa”, foi finalmente aceite. Porém, seguiram-se duas
décadas de pressões, com Portugal debaixo da censura constante do bloco
afro-asiático, por causa da sua política colonial africana. "Resolução 109 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, foi aprovada
em 14 de dezembro de 1955, depois de ter sido instruído pela Assembleia Geral a
considerar os pedidos de adesão da Albânia, Áustria, Bulgária, Camboja, Ceilão,
Finlândia, Hungria, Irlanda, Itália, Jordânia, Laos, Líbia, Nepal, Portugal,
Romênia e Espanha, o Conselho recomendou todos os países acima mencionados para
a admissão às Nações Unidas"
AR - Automóvel construído em Castelo Branco na década de
50. O seu nome vem de Joaquim Nunes Ribeiro e António Alcobia. A mecânica do AR
deriva de um Peugeot 203, que de série tem cerca de 1500 cc e 60
cavalos, mas que tinha sido modificado ao nivel da colaça por um preparador
francês, tendo ficado com 1800 cc. com chassis tubular em aço e carroçaria em
alumínio, com um peso total que não ultrapassa os 600 quilos. O seu motor fazia
10 000 rpm o que permitia ao AR atingir os 200 km/h. Participou em diversas
provas, mas há a destacar a VII Grande Volta a Portugal de 1955 onde ficou em
primeiro da sua classe e 2 lugar à geral, com dois Mercedes 300 SL Asa de
Gaivota, classificados em 1 e 3 lugar.
Ar - Chassi e motor
AR – Testes na recta do lanço grande em Castelo Branco
AR – Volta a Portugal 1955
AR – Volta a Portugal 1955
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