09/03/2017

Moedas de Portugal emitidas no ano de 1955

X Centavos (Bronze)

KM# 583; AG - R.10.15
Autor: Marcelino Norte de Almeida
Características: Bronze (Cu 950, Zn 30 Sn 20)
Dia. 17,5 mm; peso 2 g ; Bordo Liso; Eixo Horizontal
Moedas emitidas 10.000.000

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XX Centavos (Bronze)

KM# 584; AG - R.16.11
Autor: Marcelino Norte de Almeida
Características: Bronze (Cu 950, Zn 30 Sn 20)
Dia. 20,5 mm; peso 3 g ; Bordo Liso; Eixo Horizontal
Moedas emitidas 5.573.800

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50  Centavos (Alpaca)

KM# 577; AG - R.20.16
Autor: Simões de Almeida
Características: Alpaca (Cu 610 Zn 200 Ni 190)
Dia. 22,8 mm; peso 4,5 g ; Bordo Liso; Eixo Horizontal
Moedas emitidas 3.056.700

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10 Escudos (Prata)

KM# 589; AG- R.44.02
Autor: João da Silva
Características: Prata (Ag 680)
Dia. 30 mm; peso 12,5 g ; Bordo Serrilhado; Eixo Horizontal
Moedas emitidas 4.055.650

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Portugal em 1955:


Vaga de prisões levadas a cabo pela PIDE. Cerca de uma centena de detenções entre estudantes, especialmente no Porto e no Norte do país.

Morre Calouste Gulbenkian, sendo criada, um ano depois, a Fundação Calouste Gulbenkian

Em Matosinhos, Aturada, Figueira da Foz, Setúbal, Lagos e Olhão realizam-se greves de pescadores.

Admissão de Portugal na ONU: Portugal apresentou a sua candidatura a membro de pleno direito da Organização das Nações Unidas (ONU) em 1946, tendo sido logo recusado devido ao veto da União Soviética. Em 1955, com um volte-face na posição “russa”, foi finalmente aceite. Porém, seguiram-se duas décadas de pressões, com Portugal debaixo da censura constante do bloco afro-asiático, por causa da sua política colonial africana. "Resolução 109 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, foi aprovada em 14 de dezembro de 1955, depois de ter sido instruído pela Assembleia Geral a considerar os pedidos de adesão da Albânia, Áustria, Bulgária, Camboja, Ceilão, Finlândia, Hungria, Irlanda, Itália, Jordânia, Laos, Líbia, Nepal, Portugal, Romênia e Espanha, o Conselho recomendou todos os países acima mencionados para a admissão às Nações Unidas"

AR - Automóvel construído em Castelo Branco na década de 50. O seu nome vem de Joaquim Nunes Ribeiro e António Alcobia. A mecânica do AR deriva de um Peugeot 203, que de série tem cerca de 1500 cc e 60 cavalos, mas que tinha sido modificado ao nivel da colaça por um preparador francês, tendo ficado com 1800 cc. com chassis tubular em aço e carroçaria em alumínio, com um peso total que não ultrapassa os 600 quilos. O seu motor fazia 10 000 rpm o que permitia ao AR atingir os 200 km/h. Participou em diversas provas, mas há a destacar a VII Grande Volta a Portugal de 1955 onde ficou em primeiro da sua classe e 2 lugar à geral, com dois Mercedes 300 SL Asa de Gaivota, classificados em 1 e 3 lugar.
Ar - Chassi e motor
AR – Testes na recta do lanço grande em Castelo Branco 
 AR – Volta a Portugal 1955
 AR – Volta a Portugal 1955

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