30/08/2017

Moedas de Portugal emitidas no ano de 1967

X Centavos (Bronze)

KM# 583; AG - R.10.28
Autor: Marcelino Norte Almeida
Características: Bronze (Cu 950, Zn 30 Sn 20)
Dia. 17,5 mm; peso 2 g ; Bordo Liso; Eixo Horizontal
Moedas emitidas 18.592.000

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XX Centavos (Bronze)

KM# 584; AG - R.16.23
Autor: Marcelino Norte Almeida
Características: Bronze (Cu 950, Zn 30 Sn 20)
Dia. 20,5 mm; peso 3 g ; Bordo Liso; Eixo Horizontal
Moedas emitidas 10.362.000

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50 Centavos (Alpaca)

KM# 577; AG - R.20.28
Autores: José Simões de Almeida e Alves Rego.
Características: Alpaca (Cu 610; Zn 200; Ni 190)
Dia. 22,8 mm; Peso 4,5 g; Bordo serrilhado; Eixo vertical
Moedas emitidas: 19.391.079

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2$50 Escudos (Cuproníquel)

KM# 590; AG - R.31.06
Autor:  Marcelino Norte Almeida
Características: Cuproníquel (Cu 750, Ni 250)
Dia. 20 mm; Peso 3,5 g; Bordo serrilhado; Eixo Horizontal
Moedas emitidas: 5.545.490

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5 Escudos (Cuproníquel)

KM# 591; AG - R.37.05
Autor: Marcelino Norte Almeida
 Características: Cuproníquel (Cu 750, Ni 250)
Dia. 24,5 mm; Peso 7 g; Bordo serrilhado; Eixo horizontal
Moedas emitidas: 8.120.000

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Portugal em 1967


13 de Maio de 1967, visita do Papa Paulo VI a Fátima nas comemorações do cinquentenário das aparições
Foi grande a expetativa gerada à volta da comemoração do Cinquentenário das Aparições da Cova da Iria. Os católicos pensavam que o acontecimento exigia a presença do Sumo Pontífice. E assim aconteceu: Paulo VI veio a Fátima.
Na primeira visita papal a Fátima foi montada uma operação de segurança em larga escala com a intervenção de todas as autoridades não só para o percurso de Monte Real a Fátima visto que o avião papal aterrou naquela Base Aérea, mas também por toda a região envolvente. Por exemplo, no dia 13 não se podia circular de automóvel na região. As operações de trânsito foram rigorosamente controladas pela Policia de Viação e Trânsito que estava em todos os cruzamentos a fazer cumprir o programa. O percurso papal, entre a Base Aérea de Monte Real onde aterrou o avião Caravela da TAP, devidamente transformado e pintado com as cores do Vaticano, que transportou Sua Santidade, e Fátima, passando por Leiria, estava devidamente vigiado e sempre acompanhado pelas autoridades.

Em 17 Maio de 1967, a meio da tarde, a agência do Banco de Portugal na Figueira da Foz foi assaltada, naquela que foi uma das ações mais mediáticas de oposição à ditadura de Salazar.
O assalto rendeu 29.274.390$00 (146.020 euros) e constituiu o maior roubo que até essa data tinha acontecido em Portugal.
Os quatro assaltantes fugiram de automóvel, um Taunus 17M com a matrícula CE-56-02, para o aeródromo de Cernache (Coimbra), onde se apoderaram de uma avioneta Auster que aterrou horas depois na herdade do Vale do Paço, a 6 quilómetros de Vila do Bispo. De Vale do Paço a Vila do Bispo, os assaltantes utilizaram um Opel Kadett com a matrícula LE-82-54 e de Vila do Bispo a Mértola num Cortina alugado, de onde sairam clandestinamente do País.
No automóvel que os levou até Cernache deixaram uma metralhadora de plástico e 4 pistolas de bazar.

Noite de 25 para 26 de Novembro de 1967. Em pouco mais de 12 horas a região de Lisboa era atingida por fortes chuvas, que viriam a originar uma das maiores calamidades que se abateram sobre esta área. A subida das águas foi de tal maneira forte e rápida, perante a praia-mar, que ribeiras e esgotos ficaram sem qualquer capacidade para as escoar. Casas, pontes e pessoas foram arrastados à passagem daquela onda destruidora. Às portas da Primavera Marcelista, os dados oficiais controlados pela censura apontaram para 250 vítimas mortais. Todavia, o balanço final terá ascendido a mais de 700 mortos e ficou bem vivo na memória das populações fustigadas.
Recuperação de bens após as cheias
Reportagem no Dário de Lisboa 


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