17/02/2016

Moedas de Portugal emitidas no ano de 1912

50 Centavos (Prata) 




KM# 561; AG - R.18.01
Autor: José Simões de Almeida (Sobrinho) 
Características: Prata (Ag 835)
 Dia. 30 mm; Peso 12,5 g; Bordo serrilhado; Eixo vertical
Moedas emitidas 1.695.300
 A moeda de 50 Centavos de 1912, foi a primeira a ser emitida em Portugal depois da implantação da república.


KM# é a referência para identificar as moedas no livro World Coins, vulgarmente conhecido por "Krause"
AG é a referência usada no catalogo de Alberto Gomes “Moedas Portuguesas”

=//=

Portugal em 1912:


Na altura em que se deu o naufrágio do Titanic , Portugal estava a braços com uma epidemia de tifo em Lisboa, que grassava desde o princípio de Março e durou até finais de Abril. Matou 254 pessoas. A capital, tal como os principais centros urbanos, vivia em constante alarme social devido às greves e aos tumultos.
No final de Janeiro, uma greve geral levou o governo chefiado por Augusto de Vasconcelos (apoiado pelo Partido Democrático, de Afonso Costa) a decretar o estado de sítio. Militares e carbonários pró-governamentais assaltaram e destruíram a sede da União dos Sindicatos, em Lisboa.
Portugal participa pela 1ª vez nos Jogos Olímpicos, que se realizaram em Estocolmo (nas modalidades de corrida e esgrima).
O governo português e a Casa Marconi assinam um contrato com vista ao estabelecimento da telegrafia sem fios entre Lisboa, Porto, Funchal, S. Miguel e S. Vicente de Cabo Verde.
Alberto Sanches de Castro, membro do Aero Clube de Portugal, fundado em 1909, e que recebera instrução de voo em França, é o primeiro português a voar em território nacional a bordo de um Voisin Antoinette de 40cv.
Fundação de Nova Lisboa (actual Huambo) por Norton de Matos, governador de Angola.
Quanto ao país real, a maior preocupação era fugir à miséria. Nas cidades e, sobretudo, nas zonas rurais, a fome e a instabilidade levavam cada vez mais portugueses a emigrar. O ano de 1912 bateu o recorde do número de emigrantes: 88 929, uma marca que só seria ultrapassada em 1965.

Greve do pessoal dos eléctricos em 1912

Sem comentários:

Enviar um comentário