X Centavos (Bronze)
KM# 583; AG - R.10.07
Autor: Marcelino Norte de Almeida.
Características: Bronze (Cu 950; Zn 30; Sn 20)
Dia. 17,5 mm; Peso 2 g; Bordo liso; Eixo horizontal
Moedas emitidas: 5.900.000
=//=
XX Centavos (Bronze)
KM# 584; AG - R.16.05
Autor: Marcelino Norte de Almeida.
Autor: Marcelino Norte de Almeida.
Características: Bronze (Cu 950; Zn 30; Sn 20)
Dia. 20,5 mm; Peso 3 g; Bordo liso; Eixo horizontal
Moedas emitidas: 2.750.000
=//=
2$50 Escudos (Prata)
KM 580; AG - R.30.11
Autor: João da Silva
Características: Prata (Ag 650)
Dia. 20 mm; Peso 3,50 g; Bordo serrilhado. Eixo vertical
Moedas emitidas: 1.814.465
=//=
5 Escudos (Prata)
KM# 581; AG - R.35.10
Autor:João da Silva
Autor:João da Silva
Características: Prata (Ag 650)
Dia. 25 mm; Peso 7 g; Bordo serrilhado; Eixo vertical
Moedas emitidas: 2.017.874
=//=
10 Escudos (Prata)
KM# 582; AG - R.43.07
Autor: João da Silva
Autor: João da Silva
Características: Prata (Ag 835)
Dia. 30 mm; Peso 12,50 g; Bordo serrilhado; Eixo vertical
Moedas emitidas: 507.452
=//=
KM# é a referência para identificar as moedas no livro World Coins, vulgarmente conhecido por "Krause"
AG é a referência usada no catalogo de Alberto Gomes “Moedas Portuguesas”
Portugal em 1948:
É firmado um acordo entre o Governo português e o governo
dos EUA, que concede às forças militares deste país facilidades nos Açores.
É criada, em Paris, a Organização Europeia de Cooperação
Económica, destinada a assegurar a aplicação do Plano Marshall à Europa.
Portugal é um dos 16 países subscritores da Convenção que cria a OECE.
Paul-Henry Spaak (belga) é eleito presidente do Conselho da OECE e Robert
Marjolin (francês) é nomeado seu Secretário-Geral.
É proibido o jornal católico "O Trabalhador",
dirigido pelo P. Abel Varzim, órgão da Liga Operária Católica (LOC) e da
Juventude Operária Católica (JOC)
O navio de carga geral CONCEIÇÃO MARIA foi uma das unidades,
construídas em Portugal, segundo projecto nacional, por encomenda da Sociedade
Geral de Comércio, Indústria e Transportes, a companhia armadora do Grupo CUF,
que na época era a maior companhia de navegação portuguesa, quer em termos de
frota, que de tonelagem.
Sem comentários:
Enviar um comentário